De 1° a 6 de novembro acontece em Lavras do Sul a 1ª edição do Universo Pecuária. Uma feira de negócios que surgiu com o intuito de centralizar todas as discussões e oportunidades que a pecuária brasileira possui, abrangendo seus diferentes biomas, sistemas de produção e níveis de tecnologia.
Para representar o evento o Sindicato Rural de Lavras do Sul, através de sua Comissão Feminina, organizou o concurso Soberanas do Universo Pecuária. Foram 22 meninas, representando as mais diversas esferas do município, que ultrapassaram etapas como aulas de etiqueta, palestras técnicas e por fim o desfile na passarela.
A Rainha escolhida pelos jurados, Sofia Lima, representante do CTG Marco das Águas, conta que o processo todo foi muito rápido. “Tivemos pouco tempo para estudar, para aprofundar no tema e ficamos todas bem nervosas, mas no fim deu tudo certo”, comenta.
Para a 1ª princesa, Laíza Oliveira, representante do grupo carnavalesco, mais antigo do Brasil, o “Relaxados”, estar envolvida com o concurso ampliou seus conhecimentos e mostrou uma realidade que antes ela desconhecia. “Depois que iniciamos toda a função do concurso que consegui compreender melhor o quanto a pecuária está presente na vida da cidade, e que por mais que não estejamos diretamente ligados, todos somos impactados pela força deste setor”, enaltece Laiza.
Lavínia Rangel, representante do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, escolhida como 2ª Princesa do evento, aponta que o esforço durante os dias que antecederam o concurso foi muito válido. “Chegamos aqui por mérito nosso, porque acreditaram no nosso potencial. Agora precisamos levar a mensagem que nos foi passada para fora do município. E estamos estudando para isso! Queremos mostrar o potencial e a força que a pecuária tem”, conclui.
“Esse primeiro ano de evento tem uma importância muito grande, porque a partir dele é que teremos a proporção que ele irá poder tomar nos próximos anos”, comenta a Rainha Sofia.
Para Laíza, a cidade de Lavras do Sul será vista de forma diferente depois do Universo Pecuária. “Quando o evento acontecer esperamos que Lavras fique conhecida não só mais como a Terra do Ouro e do Carnaval, mas também como a terra do Universo Pecuária”.
“Estamos com uma expectativa muito alta pelo que vem pela frente. E prontas para percorrer o Estado levando a mensagem desse evento que está chegando para ficar”, finaliza Lavínia.