Farsul realiza reunião com leiloeiros rurais

Nesta segunda-feira, 29 de novembro, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) realizou uma reunião com leiloeiros rurais do Rio Grande do Sul. O encontro teve como objetivo explicar a legislação vigente e as proposições que devem vigorar a partir de 2022.
De acordo com o diretor jurídico da Farsul, Nestor Hein, uma meta dessa gestão foi recadastrar todos os leiloeiros. “Precisávamos saber o tamanho dos nossos leiloeiros, quantos são. Então estabelecemos essa meta e conseguimos encerrar a primeira fase”, disse ele.
No total, a Farsul obteve o recadastramento de 82 leiloeiros do Estado e 12 estão ativos no Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiler), mas não entregaram a documentação para a Federação.
O outro tema foi sobre os leilões virtuais. “Há uma desinteligência interpretativa em relação a leilões virtuais. Remates virtuais continuam sendo remates. A mesa está em um lugar, os animais em outro. Animais vindo de diferentes sindicatos para formar um rebanho que será vendido em lotes. Isso é uma situação nova. Nesse leilão, a Farsul e os sindicatos têm o mesmo direito dos leilões presenciais”, afirmou Hein. E destacou que está sendo preparado um novo regulamento de leilões para o Estado que deve começar a vigorar em 2022.
Gedeão Pereira, presidente do Sistema Farsul, defendeu a boa relação entre as entidades e os profissionais. “Está no colo da Farsul a regulamentação, tanto que quem dá o certificado de leiloeiro é a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul. Essa é uma relação tão antiga que aquilo que está estabelecido a Farsul não vai mexer”, afirmou.
Os dois leiloeiros do Abascal Remates, Marcelo Trentin e Fernando Farinha, estiveram presentes na reunião.